segunda-feira, 9 de abril de 2012

Histórico do Prof. Asarias favacho

 

-->

Conheça a trajetória do Professor,  sociólogo, escritor e mestre
 A s a r i a s    F a v a c h o.




 












-->
Asarias Favacho, nasceu em Belém em 01 de junho de 1969, Filho de Etevaldo Borges de Freitas e Maria Favacho de Freitas o nono filho de doze irmãos. Começou a trabalhar desde cedo, na feira do Ver-o-Peso, com apenas sete anos de idade, para ajudar no sustento de sua família, o trabalho nunca o desanimou pelo contrário acordava às 3:30 da madrugada para vender limões na feira. Aos 14 anos ingressou na coordenação do movimento jovem (JUCAJE) da Igreja São Sebastião no Bairro da Sacramenta no Município de Belém. Ingressou no Partido dos Trabalhadores em 1983, com apenas 14 anos. Aos 17 anos foi vice-presidente da Associação dos Moradores São Luiz, também na Sacramenta.
Aos 19 interrompeu os estudos para servir a Marinha do Brasil.






-->
Aos 20 anos começou a trabalhar na iniciativa privada como impressor gráfico, nesse ano participou pela primeira vez de uma greve, mesmo estando somente com três meses de carteira assinada.






-->
Aos 21 mudou-se para Ananindeua, (município que compõe a Região Metropolitana de Belém)  Em 1991 acompanhou e participou da maior ocupação da América Latina, à época (PAAR, no Município de Ananindeua); Em 1992 retomou os estudos e formou-se em Magistério, no mesmo ano casou-se com a companheira Lucinha e tornou-se pai. 

 
-->
Em 1996 Coordenou o Projeto CINCOM (Centro de Informática Comunitário com o objetivo de Inclusão digital e social), nesse ano foi aprovado em concurso público para profesor no município de Belém. Participou de vários centros comunitários como: Zumbí dos Palmares, Quilombo do Palmares, Centro Comunitário da Cidade Nova II, Presidente da Associação dos Moradores Renovação, no PAAR. Em 1998 foi coordenador Nacional da Brasil Socialista (BS), tendência interna do PT.
Foi coordenador de FORMAÇÃO POLÍTICA  do, por dois mandatos, do SINTEPP, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará. Foi Conselheiro da categoria discente, do Conselho Superior Universitário CONSUN/UFPA. 

 Professor Asarias Favacho foi coordenador de FORMAÇÃO POLÍTICA DO SINTEPP (Sindicado dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará

O Governo Tucano Tenta retirar  forçosamente o companheiro Cosmo Cabral  da Escola (diretor). Mas o professor Asarias e outros companheiros  não permitem.
-->
-->
Foi membro da Executiva do PT de Ananindeua pela Democracia Socialista(DS). É professor concursado do Município de Belém há dezesseis anos. Em 2007 Coordenou a CTAE (coordenação de tecnologia aplicada a educação) na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), a frente dessa coordenação conseguiu revigorar os laboratórios de informática educativa do estado, apresentou políticas inclusivas e debruçou-se na criação da portaria 09 de 2007, a qual reconhecia os trabalhadores dos laboratórios como profissionais fundamentais para o aprendizado das TIC’s. Em 2007 participou e coordenou vários grupos de trabalhos nas Conferências Regionais e Estadual de Educação.


-->
Em 2008 ingressou no mestrado, nesse mesmo ano assumiu o cargo de gerente do Núcleo de Apoio Logístico da SUSIPE. Em 2009 lançou sua primeira obra literária voltada para a literatura sociológica.
Em 2010 recebeu o título de Mestre em Ciência da Educação – Avaliação, pela Universidade Pública de Évora – Portugal.



-->
O menino de família humilde que trabalhou desde os sete anos vendendo limão na feira do ver-o-pêso para ajudar sua família, nunca perdeu a esperança e sempre obteve forças, para combater as trocidades impostas pelo capitalismo. Mesmo nas horas mais difíceis da sua vida reuniu esperança, solidariedade e rebeldia para lutar ao lado dos estudantes, dos trabalhadores e trabalhadoras, dos centros comunitários, das associações de moradores, e ainda teve a perseverança para alçar um vôo para ampliar sua formação profissional, chegou à Europa e defendeu bravamente as idéias democráticas construídas ao longo de sua trajetória de vida.
Manda um recado professor Asarias Favacho para o povo paraense, em especial para o povo de Ananindeua:
Asarias: “Quando tu lutas com honestidade, sabendo que és capaz de mudar o mundo e a nós mesmos, sem esquecer a tua origem, certamente chegarás ao lugar que almejares, desde que lembres que os dirigentes capitalistas, querem acabar com a tua história no começo da tua vida, jogando-te para o mundo das drogas; para fora da escola; te condicionando em frente de uma novela em tua casa, te aplicando uma jornada de trabalho desgastante e muitas outras questões ideologicamente pensadas pela elite.
Os capitalistas tentam barrar os nossos sonhos para que a gente esqueça que o mundo é feito de sonhos e transformações, de lutas e tropeços. Eu tenho a certeza de que enfrentar o mundo capitalista não é fácil, mas, se tu seguires os ensinamentos corretos aplicados pela família, pelos professores, pelas boas amizades, pelas religiões, pelos movimentos revolucionários, ou pelos nossos sindicatos, com toda a certeza, nos alcançaremos grandes conquistas pessoais e para a sociedade como um todo”. 

Senador Suplicy prestigiando o lançameto do livro do Professor Asarias Favacho no forum Social Mundial realizado em Belém/PA

Parabéns professor Asarias Favacho  pelo seu histórico de lutas.







Um comentário:

  1. Belo histórico, gostei da sua força de vontade. Muitas vitórias para você

    ResponderExcluir

Você contribuiu bastante com o seu comentário, muito obrigado.

Estamos de volta!

Galera recuperei o nosso Bloger: socilizando conhecimentos por Prof. Asarias Favacho então voltarei a alimentá-lo